Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

lIMPEZA DE CHURRASCO

Não há nada como um churrasco no verão. Para muitas pessoas, fazer churrasco com a família e amigos no jardim ou no pátio é o ponto alto da temporada de verão. Independentemente de uma churrasqueira ser usada apenas nas noites amenas de verão ou durante todo o ano, as churrasqueiras elétricas, a carvão e a gás precisam de ser cuidadas para que permaneçam confiáveis por muito tempo.

Por que a limpeza regular da grelha é importante?

Para garantir segurança e conforto ao grelhar sempre que quiser, é necessário limpar regularmente a grelha. Isso garantirá que o equipamento esteja sempre pronto para uso e a limpeza e manutenção regulares garantirão que os alimentos grelhados sejam cozidos perfeitamente. A frequência de limpeza interna e externa da grelha depende da frequência de uso do churrasco e da quantidade de sujeira acumulada. No entanto, uma limpeza simples e regular de nível médio deve ser realizada. Uma limpeza geral completa, como a realizada com um limpador a vapor, é demorada, mas geralmente necessária apenas uma ou duas vezes por ano – idealmente, uma vez antes e uma vez após a temporada de churrasco.

Dica

Antes de usar uma nova grelha pela primeira vez, é recomendável aquecê-la em alta potência por cerca de 30 minutos. Isso permitirá que os resíduos de fabricação e óleo evaporem, preparando a grelha para uso seguro e eficiente.

Como limpar uma churrasqueira: antes ou depois do uso?

Uma medida de limpeza regular antes de cada utilização pode incluir aquecer a grelha por 15 minutos e, em seguida, limpar a grelha com uma escova de limpeza própria para grelhados. Desta forma, quaisquer resíduos de alimentos ou ferrugem deixados para trás podem ser facilmente removidos. Este processo também mata as bactérias. Antes de colocar os alimentos na grelha, pulverize um pouco de spray antiaderente na grelha, isso evita que os alimentos grudem na grelha e permaneçam lá.

Existem também alguns truques para reduzir ao mínimo a gordura e os resíduos ao grelhar. Use marinada e outros molhos com moderação para garantir que não goteje muito na grelha. Graças às pingadeiras de alumínio, a gordura e outros líquidos podem ser recolhidos, evitando que caiam na grelha, no chão da grelha ou em espaços estreitos numa churrasqueira. A sujidade mais grossa numa churrasqueira pode ser evitada por ‘grelhar indiretamente’, especialmente com churrasqueiras a carvão. Para isso, coloque uma pingadeira de alumínio no centro do nível inferior de uma grelha, e o carvão é empilhado à esquerda e à direita da travessa. Os resíduos da cozedura podem ser recolhidos de forma controlada.

Após a utilização, aqueça a grelha em potência alta, de preferência com a tampa fechada, para que a maior parte dos resíduos dentro da churrasqueira queime. Uma escova de aço pode ser usada para limpar as aberturas – a escova idealmente terá um, dois ou três lados, dependendo do design da grelha. Esvazie as bandejas coletoras após a utilização ou coloque-as na reciclagem.

Limpeza de churrasco com um limpador a vapor

Para limpar completamente as superfícies de aço inoxidável, incluindo a tampa da grelha, os painéis laterais e os controles, considere usar um limpador a vapor. Comece por vaporizar todas as superfícies usando a escova do limpador a vapor. Repita este processo com um pano de microfibra, para limpar todas as superfícies com a força do vapor. A gordura e os restos de comida podem ser dissolvidos pelo vapor e absorvidos pelo pano de microfibra.

Para resíduos leves de graxa em aço inoxidável, também pode usar água morna, detergente líquido e um pano de microfibra. Como alternativa, também pode usar produtos de limpeza especiais para grelhas que dissolvem a gordura, encontrados em lojas especializadas.

Para sujidade mais difícil em locais complicados, como uma grelha de ferro fundido ou uma grelha de aço inoxidável, o limpador a vapor pode ser usado em combinação com uma pequena escova de latão. No caso da grelha esmaltada, é melhor usar um conjunto de escovas de plástico. Esfregue a sujeira mais difícil usando a escova enquanto adiciona vapor. Limpe a sujeira solta com um pano velho. Se a grelha estiver integrada numa cozinha exterior, o limpador a vapor também pode ser utilizado para remover gorduras e restos de comida de superfícies como a bancada.

Dica

Ao limpar uma churrasqueira com um limpador a vapor, as gotas de água podem manchar o chão, a calçada de pedra ou o deck de madeira. Portanto, é aconselhável proteger a área sob a churrasqueira com papel alumínio ou jornal antes de limpar a churrasqueira. Como alternativa, existem tapetes especiais reutilizáveis para proteger as superfícies sob a grelha da gordura, comida e intempéries. Se ocorrer algum problema, essas dicas podem ajudá-lo a limpar rapidamente as lajes do seu pátio.

Limpeza de churrasco a carvão com aspirador de cinzas

Com um grelhador a carvão, a gordura evaporada acumula-se ao longo do tempo na tigela e na tampa. Isso pode ser removido com um limpador a vapor ou um agente de limpeza para dissolver a gordura, conforme descrito acima.

No entanto, grelhar com carvão não deixa apenas uma crosta na grelha e superfícies gordurosas, mas também cinzas na bandeja da grelha. Depois de abafar as brasas, o carvão deve sempre arrefecer durante a noite (cerca de 12 horas). No dia seguinte, o que sobrar pode ser simplesmente limpo com um aspirador de cinzas e descartado com a ajuda de um balde do lixo, e tudo isso sem ter que entrar em contato com a sujidade.

Dica: guarde a sua churrasqueira corretamente

Depois de arrefecer e limpar a sua churrasqueira, é importante guardá-la cuidadosamente. Se o aparelho não estiver em uso, é uma boa ideia usar capas protetoras. Elas protegem a churrasqueira contra poeira, humidade e riscos. As grelhas de aço inoxidável podem permanecer do lado de fora durante todo o ano sem problemas se forem cobertas.

Informações de segurança para churrasqueiras elétricas, a carvão e a gás
churrasco a gás
  • Acenda sempre com a tampa aberta.
  • Verifique e limpe regularmente as bandejas de gordura.
  • Desligue sempre o gás na própria churrasqueira e só então desligue o botijão de gás.
  • Verifique regularmente a mangueira de gás quanto a vazamentos – especialmente após longas pausas.
  • Nunca armazene cilindros de gás em ambientes fechados.
  •  
churrasqueiras a carvão
  • Use cubos de acendimento em vez de acendedor líquido para acender o carvão, pois representam um risco à segurança.
  • Utilize uma chaminé de acendimento para acender o carvão na grelha da churrasqueira e nunca no chão.
  • Depois de grelhar, abafe as brasas fechando as aberturas de ventilação e o ventilador, caso a churrasqueira possua um.
  • Deixe sempre o carvão esfriar durante a noite após o churrasco e só o descarte após 12 horas de resfriamento.
Churrasco com churrasqueira elétrica
  • Ligue sempre o grelhador a tomadas com fusíveis individuais e não utilize extensões.
  • Proteja as conexões da humidade.
  • Não use churrasqueiras elétricas em ambientes fechados – são adequadas apenas para uso externo.

Produtos Correspondentes

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top