Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

LIMPEZA DE ESPAÇOS

Quartos e salas de estar bem limpos contribuem significativamente para o seu conforto dentro das suas próprias quatro paredes. Com organização e as dicas certas, você pode manter a sua casa sempre limpa com o mínimo de esforço.

Casa arrumada, mente arrumada

Limpeza e arrumação costumam ser ditas ao mesmo tempo; porém, são temas que certamente devem ser considerados separadamente. Tentar limpar uma casa desarrumada é desnecessariamente difícil e demorado, por isso recomendamos que você faça uma limpeza completa antes de começar a limpar.

De onde vem a poeira?

Arrumar corretamente

A forma mais fácil de manter um quarto arrumado é guardando as coisas regularmente. Arrumar é mais fácil em pequenas rajadas, o que evita que o temido caos apareça em primeiro lugar. Deve arrumar as coisas que possam ser guardadas rapidamente, em vez de colocá-las na lista de tarefas ou no plano de limpeza. Todos os objetos devem ter o seu lugar em casa. Recipientes adequados, como caixas ou cestos, podem ajudar a manter as superfícies livres, mas também devem ser guardados de vez em quando. Não sobrecarregue as superfícies horizontais, como mesas, prateleiras e peitoris de janelas, caso contrário, mais tarde, precisará de muita paciência para guardar tudo.

Minimalismo

Livros inteiros foram escritos sobre o tema quente do minimalismo, mas apenas algumas reflexões simples podem ter um grande efeito. Quanto menos coisas tiveres, menos terás que guardar antes de limpar e mais fácil será manter as coisas arrumadas a longo prazo. Parece quase fácil demais, mas colocá-lo em prática geralmente é onde tudo desmorona. Assim como na arrumação, deves abordar a organização em pequenos passos e não tentar fazer tudo num único fim de semana.

Pode ser útil questionar por que precisas manter teus pertences: realmente queres manter todas as tuas lembranças de férias na prateleira? Preciso de me livrar de todos aqueles velhos romances policiais? Quando foi a última vez que usei aquela peça de roupa? Nem sempre precisas ter uma limpeza radical como a especialista em organização Marie Kondo – até mesmo livrar-te de alguns objetos pode fazer uma diferença tangível na rapidez com que podes terminar tua limpeza semanal. Depois de te livrares de algumas coisas, a arrumação torna-se visivelmente mais fácil.

Dicas para tirar o pó

É uma situação comum: a casa está impecável, recém-limpa de cima a baixo, as janelas e portas foram fechadas depois de abertas para ventilar o ambiente – mas ainda assim uma fina camada de poeira se deposita nos móveis, nas plantas e no chão pouco tempo depois. Infelizmente, limpar, varrer ou aspirar muitas vezes é apenas uma medida temporária, já que é inevitável que a poeira se acumule onde quer que as pessoas morem.

De onde vem a poeira?

Observar a poeira de perto através de um microscópio revela que é uma mistura de partículas de diferentes tamanhos que se misturam e combinam entre si. Tudo está lá, desde células mortas da pele a fibras de carpete, pólen, pelos de animais e poeira fina – um verdadeiro banquete para convidados indesejados, como piolhos, ácaros, bactérias e esporos de mofo. Dependendo do tamanho e peso das partículas, a poeira é transportada para todos os cantos pelo ar circulante ou gira constantemente sem se depositar em nenhum lugar.

A composição da poeira doméstica varia dependendo da divisão, localização do edifício residencial, número de pessoas que moram lá e seu estilo de vida. Carregamos a maior parte da sujeira em nossas casas em nossos sapatos. Portanto, vale a pena ter malha aberta, tapetes de coco ou têxteis ou seções de borracha para atuar como coletores de sujeira. Quando posicionados na frente das entradas, eles retêm a maior parte da sujeira que, de outra forma, acabaria no corredor ou em outros espaços de convivência. Fuligem, esporos de fungos e pólen também são transportados para dentro de casa pelo ar.

Aspirar primeiro ou tirar o pó primeiro?

Há opiniões divergentes sobre se é melhor limpar o pó primeiro ou aspirar primeiro. Se você aspirar primeiro, a sujeira dos móveis e objetos pode acabar no chão que já foi limpo. Por outro lado, a aspiração levanta sempre poeira, que pode acabar nas superfícies que foram acabadas de limpar. Na maioria dos casos, parece fazer mais sentido limpar o pó primeiro e depois aspirar o chão. A limpeza fará com que outras sujeiras, como migalhas e cabelos, caiam no chão, que podem ser aspirados posteriormente. Se você abrir as janelas para criar uma corrente de ar durante a aspiração, a maior parte da poeira levantada será transportada diretamente para fora.

Tirando o pó corretamente

  • O ideal é remover a poeira com um pano macio e seco de algodão. Alternativamente, existem panos de pó especiais que são carregados eletrostaticamente e, portanto, recolhem a sujeira com mais eficiência.
  • Se dobrar o pano duas vezes, terá oito partes iguais que pode usar para remover o pó sequencialmente. Isso significa que pode usar o mesmo pano por mais tempo antes de lavá-lo. Não se esqueça de remover o pó de pequenas superfícies, como molduras de quadros, portas, radiadores e folhas de plantas domésticas. Sempre trabalhe de cima para baixo de forma sistemática.
  • Tirar o pó com um pano úmido pode parecer lógico a princípio, mas esse método geralmente apenas espalha a poeira. Se ainda quiser usar um pano úmido, não o deixe muito molhado, senão deixará água na superfície.

Com que frequência deve limpar?

A frequência com que se deve tirar o pó depende principalmente do nível de limpeza que cada pessoa exige pessoalmente. No entanto, as circunstâncias de vida também desempenham um papel importante. Se alguém mora sozinho e passa muito tempo fora de casa, o pó precisará ser retirado com menos frequência do que em uma família de quatro pessoas. Como regra geral, a maioria das famílias deve tirar o pó uma vez por semana. A poeira ainda estará visível, mas a quantidade de sujeira ainda é aceitável para a maioria das pessoas.

Encontre o produto certo para a limpeza de qualquer espaço

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top