Neoparts

ENVIOS GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 100€

Limpeza de pavimentos

Para garantir que o seu jardim continue a ser um oásis de sonho, é necessário algum trabalho. Isto não só para preparar o jardim na primavera, mas também durante a época de jardinagem. Inevitavelmente, o pátio, a calçada e o passeio ficam sujos com o acúmulo de galhos e folhas. A mudança do clima também pode ter um efeito negativo nas pedras de pavimentação. Musgo, ervas daninhas ou líquen podem começar a crescer nas pavimentadoras. Siga estas dicas para limpar as pavimentadoras novamente.

O que considerar ao limpar pavimentos?

É normal que uma entrada de automóveis ou pátio pavimentado pareça menos novo ao longo do tempo, devido ao clima e ao uso intenso. Em alguns casos, pode até ficar descolorido, por exemplo, após a poda de árvores frutíferas ou após uma festa no jardim. Existem ferramentas úteis para a limpeza de pedras de pavimentação, como raspadores de juntas, vassouras e lavadoras de alta pressão. Além disso, as pavimentadoras podem ser limpas com uma pequena picareta, vassoura e mangueira de jardim. Além dos limpadores especiais para pedras de pavimentação, existem remédios caseiros, como refrigerante, vinagre e detergente líquido, que podem ser usados para limpar as pavimentadoras.

No entanto, o que realmente funciona? E o que você deve evitar ao limpar pedras de pavimentação? Assim como existem muitos caminhos que levam a Roma, existem várias maneiras de limpar pavimentadoras ou se livrar de ervas daninhas. Em primeiro lugar, requer várias ferramentas e produtos de limpeza. A melhor maneira de limpar as pavimentadoras depende do material de que são feitos os caminhos e calçadas, pedra natural, concreto ou argila. O clima ao qual as pavimentadoras estão expostas também desempenha um papel.

Como limpar pedras de pavimentação: primeiro remova a sujeira grossa

Antes de limpar entre as pavimentadoras, é importante remover a sujeira grossa da superfície das pedras de pavimentação. Isso evitará que a sujeira se espalhe e manche a área do pátio ou as paredes da casa durante a limpeza.

Para recolher folhas e galhos soltos, pode-se usar uma vassoura convencional ou um ancinho de jardim. No entanto, é melhor usar um modelo de plástico para evitar arranhões nas superfícies pavimentadas. Para áreas particularmente grandes, pode ser útil usar uma vassoura mecânica. Este instrumento tem algumas grandes vantagens: você não precisa se abaixar e economiza muito tempo, pois folhas e outros detritos são recolhidos imediatamente. Tudo o que você precisa fazer é despejar a folhagem na lixeira orgânica.

Em geral, é importante remover regularmente a sujeira grossa das pedras de pavimentação para prevenir a formação de musgo, ervas daninhas e líquenes, que crescem especialmente em locais sombreados e húmidos.

Dica

Manter suas pedras de pavimentação limpas é fundamental, especialmente se houver derramamento de molho ou vinho durante um churrasco ou festa no jardim. Se a gordura ou óleo caírem sobre as pedras de pavimentação, manchas desagradáveis e persistentes podem se formar rapidamente. Para evitar isso, existem concentrados especiais para a limpeza de pátios e decks que podem ser aplicados na superfície suja com uma lavadora de alta pressão ou com um borrifador. Se não tiver um limpador especial à mão, as manchas de óleo podem ser removidas com um material absorvente, como areia para gatos ou serragem, que pode ser simplesmente varrido.

Limpe as lacunas entre as pavimentadoras

Antes de limpar entre os pavimentos, deve remover a sujidade grossa da superfície das pedras. Isto evitará que sujidade desnecessária se espalhe e manche a área do pátio ou as paredes da casa enquanto limpa minuciosamente as pedras do pavimento.

Para recolher folhas e galhos soltos, pode utilizar uma vassoura convencional ou um ancinho de jardim. No entanto, é melhor usar um modelo de plástico para evitar riscos nas superfícies pavimentadas. Aqueles que precisam limpar áreas particularmente grandes também podem usar uma vassoura mecânica. Existem algumas grandes vantagens neste ajudante prático. Não precisa de se baixar e economiza muito tempo, pois as folhas e outros materiais são recolhidos imediatamente. Tudo o que precisa de fazer é despejar a folhagem na lixeira orgânica.

Em geral, a sujidade grossa deve ser removida regularmente das pedras do pavimento. Isto ajuda a prevenir a formação de musgo, ervas daninhas e líquenes fúngicos teimosos, uma vez que estes crescem especialmente em locais sombreados e húmidos.

Depois de remover a sujidade grossa, é hora de se concentrar na limpeza das juntas entre os pavimentos. Esta etapa nunca deve ser esquecida, uma vez que as ervas daninhas geralmente crescem nas lacunas e, caso contrário, irá espalhá-las por toda a superfície do pavimento ao enxaguá-las depois.

Como limpar paralelepípedos, com mangueira de jardim ou lavadora de alta pressão?

Depois de varrer a sujidade e remover todas as ervas daninhas das juntas, é altura de começar a limpar a superfície das pedras do pavimento. Se quiseres limpá-las com precisão, podes contar com uma lavadora de alta pressão. Como alternativa, um limpador portátil pode ser usado para esse fim. Teoricamente, também podes usar a água de tua casa e enxaguar as áreas pavimentadas com uma mangueira de jardim e um pulverizador. Isso limpa muito bem as pedras de pavimentação, no entanto, com a lavadora de alta pressão, tanto as juntas quanto as superfícies podem ser totalmente limpas da sujidade.

A lavadora de alta pressão em combinação com um cortador de sujidade é uma excelente opção. Isso remove não apenas ervas daninhas e musgo da superfície, mas também das reentrâncias. Manter este tipo de limpeza significa que há menos tempo para o crescimento de ervas daninhas. Também ajuda a manter a beleza da superfície dos paralelepípedos.

A limpeza dos pavimentos com uma lavadora de alta pressão e um cortador de sujidade é feita em três etapas simples:

  1. Fixa o cortador de sujidade na lavadora de alta pressão ou ajusta o bico rotativo na pistola de pintura, dependendo do modelo.
  2. Segura o jato de água rotativo quase verticalmente acima do chão e move-o lentamente sobre a superfície, mantendo uma distância de 15 cm do chão. Se apontares para as lacunas, tem em conta que qualquer material usado nessas lacunas será removido. Portanto, pode ser necessário reabastecer a junta com areia depois.
  3. Quando terminares, varre as ervas daninhas soltas e descarta-as.

É importante trabalhar sempre com a inclinação, para que a água suja possa escorrer e não se espalhe pela superfície já limpa. Em suma, as lavadoras de alta pressão são uma maneira eficaz de limpar caminhos pavimentados e pátios de pedra. Especialmente em superfícies planas, o uso de um limpador de superfícies com função de enxágue também é excelente. Pode ser usado para remover completamente depósitos verdes e sujidade, mesmo em cantos e bordas de difícil acesso. Graças ao bico de enxágue, a água suja é enxaguada ao mesmo tempo. Outras vantagens: Estás protegido durante o trabalho e a limpeza é mais rápida do que com um bico de limpeza.

Você deve limpar qualquer tipo de pavimentação com uma lavadora de alta pressão?

Os caminhos feitos de pedra natural, como granito ou basalto, são resistentes e robustos o suficiente para serem limpos com uma lavadora de alta pressão. No entanto, a situação é diferente para pedras de pavimentação feitas de concreto ou terracota. O jato de água pode danificar rapidamente a superfície dessas pedras. Além disso, se os paralelepípedos tiverem juntas muito largas, é preciso ter cuidado para não trabalhar em excesso com o jato d’água, pois isso pode soltar as lajes de pedra. É melhor perguntar em um centro de jardinagem especializado qual tipo de pedra é adequado para limpeza com uma lavadora de alta pressão.

Para quem já sabe que uma lavadora de alta pressão está fora de questão para o seu pátio de pedra, mas ainda quer limpá-lo com eficiência e economizar tempo, opte pela variante móvel de média pressão. Um limpador portátil permite uma limpeza suave, mas bem-sucedida. A limpeza torna-se particularmente eficaz com um acessório de lavagem correspondente . Alternativamente, você pode trabalhar com o bico do rotor, que remove a sujeira ainda mais pesada sem esforço.

Os remédios caseiros ajudam na limpeza de pedras de pavimentação?

Para se livrar do musgo e das ervas daninhas, existem vários remédios caseiros que você pode usar em vez de concentrados de limpeza. Por exemplo, se você não usar um limpador de pedra especial para limpar pavimentadoras, poderá usar detergente líquido ou bicarbonato de sódio. No entanto, aqueles que optam por usar remédios caseiros devem sempre se certificar de que são biodegradáveis. Além disso, é importante usar roupas e óculos de proteção ao usá-los, especialmente para proteger a área dos olhos e as mãos.

Encontre o produto certo para limpar pavimentos

Precisa de ajuda?
Os seus dados pessoais serão utilizados para armazenamento e/ou tratamento, para melhorar a sua experiência em toda a loja e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.
Scroll to Top