REMOVER MUSGO
. O musgo é um problema comum em jardins e casas, crescendo em juntas e rachaduras, paredes, móveis de jardim, gramados e até mesmo no telhado. É um tipo de vegetação indesejável que pode causar danos e tornar as superfícies escorregadias e perigosas. Portanto, é importante tomar medidas para controlar e remover o musgo regularmente.
![moosentfernung-auf-einer-treppe](https://karcher-neoparts.pt/wp-content/uploads/2023/04/moosentfernung-auf-einer-treppe.webp)
Remoção de musgo: Estas são as opções disponíveis
O musgo é um problema comum em jardins e casas, crescendo em juntas e rachaduras, paredes, móveis de jardim, gramados e até mesmo no telhado. É um tipo de vegetação indesejável que pode causar danos e tornar as superfícies escorregadias e perigosas. Portanto, é importante tomar medidas para controlar e remover o musgo regularmente.
![moos-von-einfahrt-entfernen](https://karcher-neoparts.pt/wp-content/uploads/2023/04/moos-von-einfahrt-entfernen.webp)
Tendo em conta todos os locais e superfícies onde o musgo pode crescer, não é surpreendente que existam muitas maneiras diferentes de o remover.
Remédios caseiros, como cola e outras bebidas com gás, são opções ecológicas e geralmente são algo que já se tem em casa. No entanto, estes métodos costumam demorar algum tempo e, por isso, são adequados principalmente para pequenas áreas cobertas de musgo. Ao utilizar remédios caseiros, é recomendado fazer primeiro um teste numa zona discreta para garantir que são seguros de utilizar.
Existem também várias ferramentas que podem ser usadas para remover o musgo, como facas pequenas e cegas. Isto é especialmente eficiente para remover o musgo que se acumulou nas juntas do pavimento. As escovas de cerdas duras soltam o musgo de áreas maiores. Uma lavadora de alta pressão é uma ótima opção, especialmente para limpar grandes áreas. Como alternativa, existem removedores mecânicos de ervas daninhas que utilizam movimentos rotativos para soltar o musgo das várias superfícies.
Os removedores químicos de musgo podem ser utilizados para remover o musgo do gramado. No entanto, uma vez que podem ser tóxicos, devem ser utilizados apenas quando todos os outros métodos e esforços se mostrarem ineficazes.
É possível escolher qual método deseja utilizar. Se pretender remover o musgo sem utilizar um dispositivo como uma lavadora de alta pressão ou removedor de ervas daninhas, é necessário planear com um pouco mais de tempo. No entanto, isto aplica-se apenas a superfícies lisas, como pisos e móveis. Para remover o musgo do gramado, será necessário utilizar um dispositivo.
![moos-mit-fugenkratzer-entfernen](https://karcher-neoparts.pt/wp-content/uploads/2023/04/moos-mit-fugenkratzer-entfernen.webp)
Remova o musgo permanentemente do gramado
Um relvado coberto de musgo precisa de um pouco de cuidado e atenção para se livrar da planta teimosa de esporos. Afinal, se o musgo já cresceu muito, a relva pode estar demasiado fraca para aguentá-lo. A melhor maneira de começar a se livrar do musgo é retirar a relva na primavera. Isso é feito cortando a relva brevemente e depois penteando-a num padrão quadriculado. Uma superfície de relva muito compactada e húmida também deve ser arejada. Depois disso, ainda pode ser útil lixar a relva, especialmente em áreas úmidas e sombreadas. Embora todo esse processo remova o musgo, na verdade é estressante para a relva, por isso deve fortalecer a relva usando fertilizantes depois.
Se o musgo voltar depois de pouco tempo, vale a pena analisar o solo. Com testes no centro de jardinagem, pode descobrir, por exemplo, se o solo sob a relva é excessivamente ácido. O valor de pH ideal para o solo é de 6 a 7. Se o valor for inferior a 5,5, deve-se calcar o solo. Se não for o solo, mas sim o facto de a relva estar a crescer num local sombreado, pode ser útil semear uma relva especial para sombra ou optar por outras coberturas de solo resistentes ao pisoteio. Se nada ajudar e o musgo não desaparecer, alguns jardineiros também recorrem a fertilizantes de ferro. Este removedor químico de musgo é eficaz, mas também tóxico e deve ser usado com cautela. No entanto, existem muitos removedores de musgo que funcionam à base de essência de vinagre e são uma boa alternativa.
Remova o musgo de superfícies lisas, como paredes, pátios e móveis de jardim
Para eliminar o crescimento de musgo em pequenas áreas, pode-se usar cola, que é uma solução barata e não tóxica. A cola contém ácido fosfórico, que quebra a estrutura celular do musgo e evita a sua instalação. A aplicação é simples: basta borrifar a cola nas áreas com musgo, deixar agir, enxugar ou varrer e depois enxaguar com água limpa. No entanto, este método não é adequado para áreas maiores e pisos sensíveis a ácidos, como mármore ou concreto.
Para eliminar o musgo em grandes áreas, uma solução de 10 litros de água fervente e 15 a 20 gramas de bicarbonato de sódio é uma solução eficaz. Antes de aplicar a solução, remova o musgo grosseiramente e espalhe a água com bicarbonato de sódio sobre a área com uma vassoura. Deixe a solução agir por alguns dias e depois remova os resíduos de musgo com uma escova. Este método é ideal para calçadas e pátios.
![compact_range_stone_wall_db_app_01_ci15_96-dpi](https://karcher-neoparts.pt/wp-content/uploads/2023/04/compact_range_stone_wall_db_app_01_ci15_96-dpi.webp)
![treppe-von-moos-befreien](https://karcher-neoparts.pt/wp-content/uploads/2023/04/treppe-von-moos-befreien.webp)
O musgo pode ser removido completa e rapidamente de superfícies pequenas e grandes com uma lavadora de alta pressão . Escadas e lajes de pátios, por exemplo, são limpas com rapidez e segurança. Uma lavadora de alta pressão com um cortador de sujeira é melhor, pois remove não apenas o musgo da superfície, mas também os depósitos pouco visíveis nos poros do piso. A limpeza é feita em três passos simples:
1. Dependendo do modelo, conecte o cortador de sujeira à lavadora de alta pressão ou ajuste o bico do tubo de jato para jato rotativo.
2. Segure o jacto de água ligeiramente inclinado sobre o solo e conduza-o lentamente sobre as áreas com musgo, mantendo uma distância de 15-20 cm.
3. Em seguida, varra e descarte o musgo.
Para áreas que são propensas a desenvolver musgo rapidamente, uma lavadora de alta pressão é ideal e fácil de usar. Ela pode ser utilizada em superfícies robustas e delicadas. Para superfícies mais delicadas, utilize o spray plano ao invés do cortador de sujeira e reduza a pressão na pistola para uma limpeza mais suave. As superfícies também ficam livres de outras sujeiras e não precisam ser tratadas posteriormente.
Para remover musgo superficial de caminhos, pátios e calçadas asfaltadas, um removedor de ervas daninhas sem fio é uma boa alternativa. Ele possui cerdas de nylon especialmente orientadas e uma escova de alta velocidade que removem sem esforço o musgo seco e as ervas daninhas da superfície, deixando-as prontas para serem varridas e descartadas posteriormente. Assim como a lavadora de alta pressão, este método permite que o usuário trabalhe na posição vertical, o que é mais fácil para as costas.
![moos-entfernen-auf-gehwegen](https://karcher-neoparts.pt/wp-content/uploads/2023/04/moos-entfernen-auf-gehwegen.webp)