OFICINAS DE REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO
Nas oficinas há uma grande variedade de tarefas de limpeza, desde os pavimentos até os veículos. Para obter uma limpeza imaculada em toda a oficina, os equipamentos e métodos de limpeza devem ser utilizados de acordo com as necessidades de limpeza.
A importância da limpeza e da ordem
Ter uma oficina limpa e organizada é muito importante em vários níveis. Por um lado, esses fatores deixam os clientes com uma impressão geral positiva da empresa e os tranquilizam de que seu veículo está em mãos profissionais e será tratado com cuidado. Por outro lado, ter um ambiente limpo e arrumado é um componente vital para tornar os processos de trabalho eficientes e seguros. Se cada passo tiver que ser interrompido para primeiro encontrar a ferramenta adequada ou, se a sujidade impedir a próxima ação, mesmo as atividades mais fáceis levarão muito mais tempo do que o necessário e a produtividade será menor.
Limpeza e segurança andam de mãos dadas
A limpeza da oficina é mais do que apenas um mal necessário quando se trata de segurança. Por exemplos, ter os pavimentos da oficina livres de qualquer acúmulo de óleo, significa que existe pouco risco de acidentes. Remover a sujidade solta com uma vassoura ou aspirador de pó minimiza o risco de ferimentos devido a objetos pontiagudos. Varrer regularmente as áreas exteriores evita que a sujidade entre na oficina. Incorporar habilmente máquinas de limpeza aos processos de trabalho pode economizar trabalho de limpeza adicional. Por exemplo, ao realizar trabalhos de lixamento, ter aspiradores de pó e líquidos adequados garante que a poeira não escape para a área ao redor, mas seja imediatamente aspirada enquanto o serviço é executado.
Criar um cronograma de limpeza
Elaborar um plano sofisticado para limpeza regular de oficina pode, a princípio, soar como trabalho extra que vai amarrar a equipe. No entanto, a longo prazo, ter uma limpeza consistente da oficina valerá a pena e até economizará custos. Isso ocorre porque utensílios mantidos, como ferramentas, revestimentos de piso e móveis, preservarão seu valor por mais tempo e significa que serão substituídos com menos frequência.
Limpeza profunda e extensa
A limpeza profunda da oficina deve ser programada em intervalos fixos e regulares – se possível, com base na experiência anterior de quando a empresa está menos movimentada e as áreas a serem limpas estão predominantemente vazias. Por exemplo, o piso deve passar por uma limpeza húmida completa, janelas devem ser limpas, ferramentas velhas devem ser descartadas, áreas raramente usadas devem ser limpas, filtros devem ser limpos ou substituídos, manchas devem ser removidas e resíduos especiais devem ser descartados adequadamente.
Tarefas de limpezas em oficinas
Limpeza criogénica
Limpeza de peças
preparação e limpeza interior
Lavagem dos veículos
Limpeza do escritório
Limpeza da casa de banho
Limpeza do armazém
Limpeza exterior
BROCHURA